quinta-feira, 3 de outubro de 2013

RESPOSTA A ROSELY SAYÃO SOBRE O CANTINHO DO CASTIGO

Cara Rosely,
Parabéns pela coluna “Cantinho do Castigo”. É muito importante usar uma coluna tão lida para alertar mães, pais e cuidadores sobre o uso indiscriminado de estratégias comportamentais na educação de seus filhos. Mas também é importante ser acurado na nomeação de estratégias. Usar adestramento, condicionamento, controle, como características de uma psicologia comportamental é deseducar o leitor. Não sei a qual psicologia comportamental você se refere, mas certamente não é a Análise do Comportamento (comportamental virou adjetivo atraente, usado para dar upgrade a outras marcas).
         É sempre arriscado transformar em técnicas de fácil manejo aspectos de estratégias terapêuticas, como por exemplo,  a popularização de interpretações “psicanalíticas”. É o caso mencionado em “Cantinho do Castigo”, sobre ser comum na internet “artigos, blogs, reportagens com listas e recomendações aos pais para bem educar os filhos”. O uso indiscriminado do time-out descaracteriza qualquer abordagem educativa e/ou terapêutica. Time-out quer dizer, em bom português, suspensão temporária sinalizada das consequências que mantêm uma interação. No exemplo da coluna a birra da criança ocorre na presença dos pais ou cuidadores. Nunca se viu ou ouviu birra quando a criança está se divertindo com seu vídeo-game favorito. A birra ocorre quando uma demanda não é atendida ou quando os adultos não lhe dão atenção. Birra é aprendida. A voz da criança tende a aumentar de intensidade, até virar berro, quando somente seus gritos recebem a atenção  da mãe. Só colocar a criança no “cantinho do castigo” não resolve, mesmo que venha com a ordem para refletir sobre o que fez. Remover a criança da sala resolve temporariamente o problema da mãe, não o problema da relação mãe-criança.
         Qualquer forma de punição é indesejável, é algo a ser evitado sempre que possível. Essa é uma das principais mensagens  da Análise do Comportamento. Quando é inevitável, o time-out é a forma mais branda de punição. Se a birra é mantida pela atenção da mãe, o que se recomenda é dar atenção à  criança de forma a evitar situações nas quais a criança só consegue atenção berrando. Isso envolve a educação de mães, pais, cuidadores, para uma boa interação com a criança. O que não quer dizer elogiar todo bom comportamento e punir todo comportamento indesejável. A Análise do Comportamento não programa robôs.
         Remédios embalados em caixas com faixa vermelha são vendidos apenas com receita médica. Sem a orientação de um analista do comportamento técnicas como o time-out são tão ou mais perigosas que muitos remédios. Divulgações irresponsáveis como as que você acusa deveriam também vir com uma advertência ao público: “O uso indiscriminado destas técnicas é prejudicial às suas relações interpessoais”.

João Claudio Todorov
Professor Emérito e Pesquisador Associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília



6 comentários:

  1. Grande! Estes "esclarecimentos" precisam ser feitos com mais constância.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto (principalmente do último parágrafo)!

    ResponderExcluir
  3. Não sou especialista na área e tál mais sou "bacharel" em(babá) e descordo do termo "Qualquer forma de punição é indesejável e deve ser evitado" ...Explico: quando uma criança ao invés de falar grita e berra principalmente com os pais é porque além de querer chamar atenção obviamente,é algo que já faz parte de sua rotina o mais correto nesses casos é nunca dá o que ela quer até que ela baixe o tom olhar nos olhos dela e dizer em voz BAIXA e tranquila :enquanto vc estiver gritando e berrando não terá nada de mim e claro ela continuará gritando ,então firmamente e sem culpa mantenha sua palavra e NÃO dê o que ela quer.
    No dia seguinte ela continuará gritando e fazendo o mesmo de sempre porque já é algo natural rotineiro e vc continuará firme em dizer: enquanto estiver berrando ao invés de falar NÃO darei o que vc quer com uma semana vc agindo assim vc notará mudanças nela.OBS: jamais ceda o NÃO nesse momento não tem volta
    Outra OBS: importamte:sempre que vc perceber que ela falar ao invés de gritar há elogie e muito para ela se sentir motivada cada vez mais e verá que com o tempo e dedicação e naturalmente esse tipo de comportamento vai desaparecendo.E quanto ao Canto da Disciplina penso que ás vezes é necessário principalmente quando se tem mais de 1 criança por exemplo irmãos claro sempre com cautela .Exemplo o irmão mais velho ou vice-versa arremessa um brinquedo no irmão menor e vc que está alí na hora e presencia a cena e aí?? vai bater?vai gritar?puxar pelo braço?chacoalhar?Não vc simplesmente pegue pela mãozinha e sem muitos argumentos leve-o até o Cantinho e em poucas palavras mostre a ele que aquilo não foi legal e o deixe lá por uns minutos,ele saberá o porque dele está alí,não será os seus gritos e nem seus berros que vai disciplinar senão a maneira com que vc olha para ele a cada arte ou birra e lhe explique que aquilo não foi legal o que ele fez,quanto mais baixo o tom de voz e firme mais positivo será o resultado final.

    ResponderExcluir