domingo, 23 de novembro de 2014

Por uma análise comportamental da cultura.


            Se a Análise do Comportamento é a ciência das relações condicionais, qual é sua definição para “cultura”?  É o conjunto das contingências sociais que caracterizam um grupo, uma organização, uma etnia, um país, etc. Não é apenas um conjunto de práticas culturais, nem o conjunto dos produtos gerados por essas práticas. É o conjunto de relações condicionais que regulam as práticas e seus produtos.
            A seguir trechos de “Contingências de seleção cultural” (Todorov, 2012).
“Práticas culturais são mantidas por contingências socialmente determinadas que prevalecem em uma sociedade, um grupo ou em uma organização. Podem vigorar durante períodos de tempo variáveis, de alguns meses, como nas modas, a alguns séculos, como as contingências que são parte da identidade de um grupo étnico. Praticamente todo comportamento operante humano pode ser classificado como prática cultural. Mesmo comportamentos como comer, comum a todos, dependem de contingências que determinam o que e como comer. Tais comportamentos são adquiridos por regras, exposição a modelos e/ou exposição direta a contingências. Crianças são educadas de acordo com os padrões de uma cultura; vão adquirir repertórios mantidos por contingências sociais por meio de interações com a mãe, cuidadores, família, e agências controladoras como a escola e a igreja. É um processo longo que normalmente respeita o desenvolvimento biológico da criança. O controle pode ser tão sutil a ponto de não ser facilmente percebido. O estresse associado a cada nova aprendizagem modelada por contingências sociais se dilui ao longo de anos ou décadas. O caráter aversivo do controle por consequências se torna parte da vida.”  (Todorov, 2012, pp. 51-52)

---------------

Todorov, J. C. (2012). Contingências de seleção cultural. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 8(2),49-59.

2 comentários:

  1. Que contigencia (s) constitui(em) a identidade da escola e do profesor para o suceso escolar? e quais lementos podemos considerar, por exemplo, nas contigencias sociais? para a constituição das ientidades?

    ResponderExcluir
  2. Um bom começo é ler "Ciência e Comportamento Humano" e depois "Tecnologia do Ensino", os dois de B. F. Skinner.

    ResponderExcluir