Se a Análise do Comportamento é a ciência das relações
condicionais, qual é sua definição para “cultura”? É o conjunto das contingências sociais que
caracterizam um grupo, uma organização, uma etnia, um país, etc. Não é apenas
um conjunto de práticas culturais, nem o conjunto dos produtos gerados por
essas práticas. É o conjunto de relações condicionais que regulam as práticas e
seus produtos.
A seguir trechos de “Contingências de seleção cultural”
(Todorov, 2012).
“Práticas
culturais são mantidas por contingências socialmente determinadas que prevalecem
em uma sociedade, um grupo ou em uma organização. Podem vigorar durante
períodos de tempo variáveis, de alguns meses, como nas modas, a alguns séculos,
como as contingências que são parte da identidade de um grupo étnico.
Praticamente todo comportamento operante humano pode ser classificado como
prática cultural. Mesmo comportamentos como comer, comum a todos, dependem de
contingências que determinam o que e como comer. Tais comportamentos são
adquiridos por regras, exposição a modelos e/ou exposição direta a
contingências. Crianças são educadas de acordo com os padrões de uma cultura;
vão adquirir repertórios mantidos por contingências sociais por meio de interações
com a mãe, cuidadores, família, e agências controladoras como a escola e a
igreja. É um processo longo que normalmente respeita o desenvolvimento
biológico da criança. O controle pode ser tão sutil a ponto de não ser
facilmente percebido. O estresse associado a cada nova aprendizagem modelada por
contingências sociais se dilui ao longo de anos ou décadas. O caráter aversivo
do controle por consequências se torna parte da vida.” (Todorov, 2012, pp. 51-52)
---------------
Todorov, J. C. (2012). Contingências de seleção cultural. Revista Brasileira de Análise do
Comportamento, 8(2),49-59.
Que contigencia (s) constitui(em) a identidade da escola e do profesor para o suceso escolar? e quais lementos podemos considerar, por exemplo, nas contigencias sociais? para a constituição das ientidades?
ResponderExcluirUm bom começo é ler "Ciência e Comportamento Humano" e depois "Tecnologia do Ensino", os dois de B. F. Skinner.
ResponderExcluir