sábado, 6 de junho de 2015

Staddon, Piaget, Lino de Macedo e a Análise do Comportamento equiparada a um marsupial.


                Na primeira edição do livro “The New Behaviorism” Staddon fez referência ao Brasil de forma um tanto fronteiriça entre elogio e gozação. Tem gente que gostou, tem gente que não gostou de ver a Análise do Comportamento aqui desenvolvida ser comparada a um marsupial. Escreveu ele que só no Brasil havia a aproximação da AC com Piaget, por exemplo, assim como só na Austrália havia marsupiais. A favor de uma interpretação positiva está o fato de Staddon ser amigo do José Lino Bueno de Ribeirão Preto, e por conta dessa amizade já ter visitado o Brasil algumas vezes. Na segunda edição, de 2014, o trecho é corrigido e não deixa dúvida. Não há mais referência a marsupiais: “A psicologia skinneriana no Brasil irradiou-se para nichos que em outros países são ocupados por outras espécies intelectuais. Assim, encontramos no Brasil uma psicologia cognitiva analítico-comportamental, uma psicologia do desenvolvimento analítico-comportamental, uma psicologia da personalidade analítico-comportamental, e assim por diante.” ... “Mas o papel do behaviorismo radical como a abordagem fundadora produziu algumas conjunções intelectuais interessantes – entre abordagens Skinnerianas e Piagetianas, por exemplo – que não são vistas nos Estados Unidos” (minha tradução deste trecho).

Staddon, J. E. R. (2014). The new behaviorism. New York, NY: Psychology Press. P. 46.

                Por coincidência, procurando por outra coisa, achei este resumo de uma apresentação na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia de 1972 (então SPRP) feita Lino de Macedo, piagetiano desde criancinha, que continuou piagetiano mesmo depois do doutorado supervisionado por Carolina Bori. Deve ser um dos primeiros documentos que comprovam o que Staddon escreveu.

NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E TREINO.
Lino de Macedo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

                Este trabalho terá três objetivos: 1o.) Descrever o “Conjunto para Avaliação do Conceito de Conservação” (Concept Assessment Kit-Conservation) de Goldschmid e Bentler (1968) e suas vantagens em pesquisas sobre a aquisição de noção de conservação; 20) Descrever um aparelho construído pelo autor, para ser utilizado numa pesquisa sobre a aquisição experimental da noção de conservação, por intermédio de um procedimento de Escolha Conforme o Modelo (“Matching to Sample”) e 30) Comparar esse procedimento com dois outros o o do Conflito Cognitivo e o da Instrução Verbal da Regra – usualmente empregados no estudo da aquisição de conservação.

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