Na primeira
edição do livro “The New Behaviorism” Staddon fez referência ao Brasil de forma
um tanto fronteiriça entre elogio e gozação. Tem gente que gostou, tem gente
que não gostou de ver a Análise do Comportamento aqui desenvolvida ser
comparada a um marsupial. Escreveu ele que só no Brasil havia a aproximação da AC
com Piaget, por exemplo, assim como só na Austrália havia marsupiais. A favor
de uma interpretação positiva está o fato de Staddon ser amigo do José Lino
Bueno de Ribeirão Preto, e por conta dessa amizade já ter visitado o Brasil
algumas vezes. Na segunda edição, de 2014, o trecho é corrigido e não deixa
dúvida. Não há mais referência a marsupiais: “A psicologia skinneriana no
Brasil irradiou-se para nichos que em outros países são ocupados por outras espécies
intelectuais. Assim, encontramos no Brasil uma psicologia cognitiva
analítico-comportamental, uma psicologia do desenvolvimento
analítico-comportamental, uma psicologia da personalidade analítico-comportamental,
e assim por diante.” ... “Mas o papel do behaviorismo radical como a abordagem
fundadora produziu algumas conjunções intelectuais interessantes – entre abordagens
Skinnerianas e Piagetianas, por exemplo – que não são vistas nos Estados Unidos”
(minha tradução deste trecho).
Staddon, J. E. R. (2014). The new behaviorism. New York, NY: Psychology Press. P.
46.
Por
coincidência, procurando por outra coisa, achei este resumo de uma apresentação
na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia de 1972 (então SPRP) feita Lino de Macedo, piagetiano desde criancinha, que continuou piagetiano
mesmo depois do doutorado supervisionado por Carolina Bori. Deve ser um dos
primeiros documentos que comprovam o que Staddon escreveu.
NOÇÃO DE CONSERVAÇÃO: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO E TREINO.
Lino de Macedo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Este
trabalho terá três objetivos: 1o.) Descrever o “Conjunto para
Avaliação do Conceito de Conservação” (Concept Assessment Kit-Conservation) de
Goldschmid e Bentler (1968) e suas vantagens em pesquisas sobre a aquisição de
noção de conservação; 20) Descrever um aparelho construído pelo
autor, para ser utilizado numa pesquisa sobre a aquisição experimental da noção
de conservação, por intermédio de um procedimento de Escolha Conforme o Modelo
(“Matching to Sample”) e 30) Comparar esse procedimento com dois
outros o o do Conflito Cognitivo e o da Instrução Verbal da Regra – usualmente
empregados no estudo da aquisição de conservação.
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