terça-feira, 2 de junho de 2015

Da necessidade de ser epistemologicamente humilde.


                Estas reflexões são inspiradas em artigo assinado no NY Times por David Brooks, escrevendo que o Bush filho não agiu de má fé quando usou o ataque da Al Qaeda às duas torres de NY em 2001 como pretexto para invadir o Iraque (A Al Qaeda estava no Afeganistão, não no Iraque). 

Foi só um erro honesto, diz ele, e tira duas conclusões: deveríamos ser epistemologicamente humildes e reconhecer que não conhecemos tudo sobre o mundo, e, além disso, boa parte do que sabemos está errada. E mesmo por isso, nenhum país consegue mudar as características de outro (isso para explicar por que a situação do Iraque só tem piorado desde a deposição do Sadam).

                Mesmo desculpas esfarrapadas como essas podem envolver argumentações interessantes. A necessidade de se reconhecer o quanto se ignora de qualquer assunto é uma delas. No que se refere ao comportamento, também deveríamos ser epistemologicamente mais humildes, reconhecer que não sabemos tudo sobre como e por que as pessoas se comportam.

E amanhã alguém vai descobrir que boa parte do que sabemos também está errada. Deveríamos ser mais modestos em nossos objetivos quando prestamos serviços profissionais ou formulamos perguntas para pesquisas.

                Também acho que podemos mudar o mundo, mas não temos que nos meter a fazer isso sozinhos.



2 comentários:

  1. Excelentes reflexões meu caro João Cláudio Todorov. Sozinhos somos devorados pelas contingências...

    ResponderExcluir