quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quem inventou o "cantinho do castigo"?

Quem inventou o “cantinho do castigo”?
            O uso do timeout na vida diária tem sido atribuído à popularização de procedimentos terapêuticos originados na Análise do Comportamento. Ferster e Skinner (1957) usaram e definiram o termo  em seu enciclopédico livro sobre esquemas de reforço. Ferster também  o usou logo a seguir (Ferster, 1957). Em português os primeiros trabalhos envolvendo o conceito são de 1971; dada a dificuldade de usar um só termo que traduza o sentido, traduziu-se a definição: suspensão discriminada da contingência de reforço (Todorov, 1971). Obviamente a tradução não “pegou”, e ainda menos sua sigla – SDCR. Adotamos de tal maneira o timeout do inglês que já sugeri (brincando) seu aportuguesamento: taimaute.
            Um trabalho recente, exaustivo, sobre as primeiras publicações em Análise Comportamental Aplicada mostra que o timeout não foi inventado pelo Ferster. Morris, Altus e Smith (2013) argumentam que a prática é muito antiga:
            “Como um termo do vernáculo e como prática a origem de timeout ocorreu nos meados de 1800, quando significava um intervalo no trabalho ou nos esportes. Como prática no sentido moderno, é anterior à Análise do Comportamento. Provavelmente os pais já mandavam a criança se recolher a seu quarto como consequência de comportamento indesejado desde que as crianças passaram a ter seus quartos.”  (Morris, Altus e Smith, 2013, p. 87).
--
Ferster, C. B. (1957). Withdrawal of positive reinforcement as punishment. Science, 126. 509.
Ferster, C. B., & Skinner, B. F. (1957). Schedules of reinforcement. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.
Morris, E. K., Altus, D. E., & Smith, N. G. (2013). A study in the founding of Applied Behavior Analysis through its publications. The Behavior Analyst, 36(1), 73-107.

Todorov, J. C. (1971). Análise experimental do comportamento de escolha: algumas considerações sobre método em psicologia. Ciência e Cultura, 23, 585-594.

2 comentários:

  1. Professor Todorov. Gostei muito do tópico sobre timeout. A Maple Bear, Canadian School usa muito timeout nos anos iniciais da educacao infantil e muitos pais questionam a eficacia. O que o senhor acha! Timeout é eficiente em prol do good behavior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Dileine,

      Por favor, veja neste blog o texto


      RESPOSTA A ROSELY SAYÃO SOBRE O CANTINHO DO CASTIGO

      Excluir