terça-feira, 21 de abril de 2015

A Sedução do Mentalismo.

A SEDUÇÃO DO MENTALISMO

ou

 A IRRESISTÍVEL ATRAÇÃO DO COGNITIVISMO

                Técnicas de relaxamento são mais antigas que andar para a frente. Consta que ao receber o veredito de expulsão do Paraíso, Eva teria dito a Adão:

                “Relaxa. Respire fundo. A cada dia os seus males. Nada como um dia depois do outro. Depois da tempestade vem a bonança. Mais vale quem cedo madruga do que quem Deus ajuda1. Casa de ferreiro, espeto de pau2.

                Relaxar quando não há mais nada a fazer, não há perigo na situação, é um santo remédio. Algumas religiões desenvolveram bastante técnicas para isso. Praticamente todas as terapias fazem uso dessas técnicas. Seu aprimoramento regular e sistemático é recente, as primeiras teorias ainda não completaram um século, e todas elas, de alguma maneira, se baseiam nas descobertas relacionadas ao condicionamento pavloviano. Mas aperfeiçoar uma técnica com base em avanço científico não a livra de seu passado. Praticamente tudo nos reflexos foi antecipado pela filosofia séculos antes de Pavlov. Veja-se, por exemplo, o tratamento de Spinoza da associação entre ideias. Não foi por acaso que as modernas teorias cognitivistas se apropriaram de técnicas respondentes para suas psicoterapias.
               



            1 -  Com o passar dos milênios essa frase de Eva passou a ser citada no sentido contrário.

2     2 -   Reclamando do fato de Deus não os ter feito à prova de tentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário