segunda-feira, 21 de junho de 2010

O QUE A BALEIA SHAMU ENSINOU À JORNALISTA SOBRE A VIDA, AMOR E CASAMENTO

Mais um exemplo de contribuição da análise do comportamento que está virando senso comum. O livro “O que a baleia Shamu me ensinou sobre a vida, amor e casamento” da jornalista Amy Sutherland foi best-seller nos Estados Unidos e está disponível em português. Em 2008 a autora recebeu um prêmio da Association for Behavior Analysis International pela difusão da análise do comportamento na mídia. Esse trabalho da Amy não foi planejado. Estava pesquisando em zoológicos para escrever um livro sobre treinamento de animais e não sabia nada de aprendizagem ou psicologia. Ficou impressionada com as técnicas usadas e resolveu usá-las para mudar alguns dos maus hábitos de seu marido. Relatou seu sucesso em um artigo escrito para o New York Times e publicado em 25 de junho de 2006. O jornal americano possibilita a seus leitores o acesso online e a escolha de artigos que queiram distribuir a seus amigos, e mantém uma contagem dos artigos mais populares. A história da baleia Shamu foi a mais distribuída em junho. Continuou a ser difundida na internet e acabou sendo o artigo mais lido no ano. Daí a virar livro foi um passo, muito vendido até hoje em vários países. Antes de virar livro e best-seller o trabalho da Amy Sutherland foi citado no prefácio que escrevi para o livro “Princípios básicos de análise do comportamento” de Márcio Borges Moreira e Carlos Augusto de Medeiros, publicado em 2007 pela Artmed.

4 comentários:

  1. Esse livro é sensacional! Graças ao Senhor tive acesso a ele, e agora estou indicando aos amigos! O livro é uma delícia de ler e descreve de maneira bem acessível alguns Princípios da Análise do Comportamento e demonstra que todos os comportamentos seguem os mesmos princípios, sem esquecer, é claro, a complexidade e as particularidades de cada organismo.

    ResponderExcluir
  2. A Thaís me dá uma idéia. Nossos cursos acadêmicos poderiam melhorar se antes de textos didáticos tradicionais se desse aos alunos esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, número e grau!!!!

    A linguagem do livro é muito mais acessível! E quem sabe, poderia quebrar alguns pré-conceitos que os alunos adquirem ao longo do curso! Acho que valeria a pena arriscar!

    ResponderExcluir
  4. Outro livro desse tipo que poderia ser usado em Psicologia Social é "O ponto da virada", de Malcolm Gladwell.

    ResponderExcluir