terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Discurso na cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa do Centro Universitário IESB.



Magnífica Reitora do Centro Universitário IESB, Professora Eda Machado, demais componentes da mesa, autoridades presentes, senhoras e senhores,

É com muita satisfação que recebo o título de Doutor Honoris Causa do IESB. Agradeço a homenagem, e gostaria de reparti-la com os professores que me formaram, com os alunos que me ensinaram, e com todos os colegas com os quais convivi, seja como aluno, como professor, como pesquisador, ou como administrador.

Nós fazemos nossas escolhas e depois nossas escolhas nos fazem. Muitas vezes não escolhemos o que escolher, alguém dispõe as alternativas e as oportunidades. As minhas certamente foram dispostas quando meus pais me matricularam no jardim da infância de Santo Anastácio, Estado de São Paulo e alguém decidiu que eu era bom em matemática, logo seria engenheiro. Esse futuro traçado pela família só se alterou na adolescência, quando o contato com aulas de filosofia me ofereceu a alternativa para a engenharia: psicologia. A partir daí devo agradecer a muitos que abriram perspectivas, novas escolhas e sucessivas novas perspectivas. Dentre esses muitos sobressaem Carolina Bori e Fred Keller.

Cada escolha também envolve perda. No meu caso, trocar a engenharia pela psicologia, e a clínica pela pesquisa, certamente me levaram a perder oportunidades, que permanecerão devidamente desconhecidas. Por outro lado, o contato com pesquisa básica em psicologia experimental me fez descobrir o prazer de descobrir e de ensinar a investigar -  e me levou a decidir pela carreira acadêmica em dedicação exclusiva. Depois de aposentado da Universidade de Brasília o IESB me ofereceu outra oportunidade, a de, começando com um esboço de currículo já preparado, planejar, implantar e coordenar um curso de psicologia moderno e de qualidade.

Foi uma experiência instigante, desafiadora, e altamente satisfatória. Devo esse prazer ao convite feito por duas pessoas que já conhecia de outras circunstâncias, a Reitora Eda Machado na UnB e o Prof. Edson Machado, no MEC.

Mas quero aproveitar esta ocasião especial para agradecer de público um apoio inestimável ao longo de minha carreira: Maria Silvia Ribeiro Todorov, minha mulher. E também aos nossos dois filhos, Julia e Francisco, por terem relevado minhas ausências. 

Sílvia, Júlia e Francisco merecem boa parte deste título.


3 comentários:

  1. Caro João Claudio. Como você sabe, eu como neto de italianos, e consequentemente muito família, não poderia deixar de ficar muito feliz com a divisão do título que você fez com D. Silvia, Julia e Chicão. Parabéns a toda sua família. Do seu sempre aluno Loris.

    ResponderExcluir
  2. Caro João Claudio. Como você sabe, eu como neto de italianos, e consequentemente muito família, não poderia deixar de ficar muito feliz com a divisão do título que você fez com D. Silvia, Julia e Chicão. Parabéns a toda sua família. Do seu sempre aluno Loris.

    ResponderExcluir
  3. Prezado João Claudio, com muita demora mas sem falha, fico muito feliz de ter acesso ao seu discurso, uma vez que não estive presente. Parabéns, mestre eterno!

    ResponderExcluir